segunda-feira, 2 de março de 2009

"História Interminável" e "Desafio Total" regressam aos cinemas

Infelizmente ou felizmente a febre de reinvenção de filmes da década de 80 continua em força: agora é "História Interminável" e "Desafio Total" que vão ter versões que se pretendem mais condizentes com os gostos cinematográficos actuais.
Na calha para breve estão já os «reboots» de clássicos populares dos anos 80 como "Robocop - Policia do Futuro", por Darren Aronofsky, "Akira", produzido por Leonardo DiCaprio, e "Momento da Verdade", com Jackie Chan.
Agora juntam-se a estes dois outros filmes muito diferentes, mas que encantaram os espectadores à respectiva data de estreia: "História Interminável" (1984), de Wolfgang Petersen, e "Desafio Total" (1990), de Paul Verhoeven. O primeiro filme tornou-se um clássico entre os espectadores que eram crianças nos anos 80.
Adaptado da obra literária homónima de Michael Ende, a fita apresentava as aventuras de um rapaz solitário (Bastian) que entra num mundo delirante de fantasia através das páginas de um velho livro.
Embora não tenha tido qualquer apelo ao público adulto, o filme marcou fundo as crianças que o viram à época, até porque os temas de pura fantasia eram então raras vezes tratados nos filmes de imagem real. O tema musical "NeverEnding Story", cantado por Limahl, ficou no ouvido até aos dias de hoje. Uma das muitas crianças da época impressionadas pelo filme foi Leonardo DiCaprio, que se propõe agora, através da sua produtora Appian Way e em parceria com a Warner Bros., a fazer uma versão actualizada do livro, mais ao gosto das audiências actuais.
Ainda não há grandes detalhes sobre a abordagem que se pretende fazer, embora se saiba que haverá uma tentativa de ir pegar em diversos detalhes do livro que ficaram de fora da primeira versão cinematográfica. Quanto a "Desafio Total", filme de ficção científica protagonizado por Arnold Schwarzenegger, foi um êxito enorme à data de estreia e deixou todo o público siderado com os seus revolucionários efeitos visuais, que lhe valeram um Óscar especial extra-competição.
O filme foi adaptado de forma muito livre do conto de Philip K.Dick «We Can Remember it For You Wholesale» e é a Columbia que está a desenvolver uma versão alegadamente mais modernizada da história, cuja primeira adaptação foi feita há apenas 19 anos. O produtor responsável pelo projecto é Neil H. Moritz, que tem no currículo filmes como "Eu Sou a Lenda" e "Bruce, Todo-o-Poderoso".
Por: Luis Salvado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Insira o seu comentário. Diga o que pensa.