quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Monsters vs Aliens" é o novo sucesso de bilheteiras

"Monsters vs Aliens" superou a crítica e conquista o primeiro lugar nas bilheteiras dos cinemas dos EUA, arrecadando 58,2 milhões de dólares, no fim de semana, noticia o site da revista "Variety".
O filme, que tem nas suas personagens, as vozes dos actores Reese Witherspoon, Kiefer Sutherland, Hugh Laurie e Seth Rogen, entre outros, conta a história de um ataque alienígena à Terra, que é combatido por monstros accionados por militares americanos.
"Monsters vs Aliens" recebeu avaliação positiva de pouco mais da metade dos principais críticos, de acordo com o site "Rotten Tomatoes", especialista em cinema.
No entanto, a animação em 3D parece estar mesmo a conquistar a América.
O "monstruoso" impacto que o filme causou, bem visível no valor que as bilheteiras mostram, ultrapassa assim sucessos como "The Haunting in Connecticut" (17.5193 Euros), "Presságio" (111.987 Euros), "I Love You, Man" (96.0154 Euros), "Duplicity" (576.089 Euros), "Race to Witch Mountain" (429.583 Euros), "12 Rounds" (40.3687 Euros), "Watchmen" (209.447 Euros), "Taken" (20.5270 Euros) e " The Last House on The Left" (198.408 Euros) , entre outros.
Por cá, estreia já na proxima quinta-feira e espera-se também que seja um filmes que vai trazer muitas familias aos cinemas.

Há demasiado sexo em "Bruno"

O filme "Bruno" interpretado por Sacha Baron Cohen, recebeu a classificação NC-17, ou seja recomendável a maiores de 18 anos, pela Motion Picture Association of América (MPAA), órgão responsável pela classificação dos filmes nos Estados Unidos.
As várias cenas de sexo ditaram a restrição. O filme conta a história de um homossexual que conhece diferentes pessoas e desafia a homofobia de uma forma peculiar. "Bruno" apresenta um estilo semelhante ao de "Borat", embora o personagem principal seja um repórter de moda austríaco, extravagante e, assumidamente, homossexual.
Segundo a "Variety" Baron Cohen, estrela e argumentista do filme, está a fazer algumas alterações à película com a esperança de conseguir uma avaliação mais favorável da MPAA.

Filmes italianos em força em Lisboa

A segunda edição da Festa do Cinema Italiano começa quinta-feira, em Lisboa, promete mais de vinte filmes, grande parte em estreia nacional, e conta com a presença dos realizadores.
O festival decorrerá até ao dia 9 de Abril no Cinema King, mas com eventos paralelos na Cinemateca Portuguesa, Cabaret Maxime, Fábrica do Braço de Prata e lojas FNAC.
À segunda edição, a Festa alarga-se ao Porto com sessões no sábado e domingo, no Teatro do Campo Alegre.
Tal como na edição de estreia, o evento pretende colmatar uma lacuna no que toca à exibição da recente produção cinematográfica italiana, mas desta dez a oferta é mais variada, porque incluirá documentário, ficção, curtas e longas-metragens.
A Festa abrirá na quinta-feira com um concerto dos Chibanga Groove Quartet no Intermezzo Cocktail Bar, em Lisboa, mas as exibições de cinema arrancam apenas na sexta-feira.
A abrir passará "O passado é uma terra desconhecida", de Daniele Vicari e protagonizado por Elio Germano, um dos actores mais requisitados actualmente no cinema italiano que marcará presença em Lisboa.
No dia seguinte, Elio Germano apresentará a comédia "Tutta la vita davanti", de Paolo Virzì, também no Cinema King.
Da programação destaque ainda para a presença em Portugal da documentarista Alina Marazzi, que estará no dia 08 no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa para mostrar dois documentários.
O encenador Jorge Silva Melo apresentará no dia 9 o filme "Beket", uma adaptação experimental de "À espera de Godot", de Samuel Beckett, pelo realizador Davide Manuli, que estará presente na sessão.
Serão ainda exibidas dez curtas-metragens seleccionados do festival italiano Maremetraggio e a Cinemateca Portuguesa dedicará um ciclo ao cinema da Sardenha.
A festa encerrará com a antestreia nacional de "Almoço de 15 de Agosto", filme que o realizador Gianni di Gregorio apresentará a 9 de Abril no Cinema King.
Premiado em 2008 no festival de Veneza e produzido por Mateo Garrone ("Gomorra"), o filme estreará nos cinemas portugueses a 16 de Abril.
Além do cinema, a Festa do Cinema Italiano incluirá uma actuação da cantora siciliana Patrizia Laquidara, no dia 6 no Cabaret Maxime.

Kevin Spacey vai "Inventar"

Kevin Spacey vai interpretar e produzir a comédia "Father of Invention". O filme, baseado no argumento de Jonathan Krane e Nichole Beattie vai ser realizado por Trent Cooper.
O filme centra-se na história de um humilde inventor bilionário que perde toda a fortuna quando uma das suas invenções dá para o torto. Após oito anos numa prisão federal, este inventor regressa determinado a reconquistar a sua reputação e toda a sua fortuna.
Spacey já actualmente envolvido em três filmes: "Men Who Stare at Goats", "Telstar" e "Shrink".

Manoel de Oliveira lamenta que o Porto não tenha uma sala de cinema aberta

O cineasta Manoel de Oliveira lamentou que a cidade do Porto, onde nasceu o cinema português, pouco depois desta invenção ter sido apresentada em Paris, não tenha actualmente uma sala de cinema em funcionamento.
"É uma pena que o Porto, onde o cinema português nasceu no ano seguinte à apresentação da invenção em Paris, não tenha hoje um cinema, estão todos fechados", afirmou Manoel de Oliveira, em declarações aos jornalistas esta terça-feira, refere a Lusa.
O cineasta, falava no Museu Nacional da Imprensa, no encerramento da mostra Cem Revistas de Cinema no Centenário de Manoel de Oliveira.
A mostra foi inaugurada a 10 de Dezembro, no âmbito da homenagem que o museu prestou a Manoel de Oliveira por ocasião da comemoração dos 100 anos do cineasta portuense.
Em exibição estiveram mais de uma centena de exemplares de 60 dos principais títulos que se publicaram em Portugal desde 1919 até à actualidade sobre a arte cinematográfica, incluindo os primeiros números de publicações históricas, como a Porto Cinematográfico, a Invicta-Cine e O Visor.
Entre as publicações de revistas da primeira metade do século XX presentes nesta mostra encontravam-se também ambas as séries da Animatógrafo, dirigida por António Lopes Ribeiro, além da Plateia, Celulóide, Plano e Filmes.
Estiveram ainda presentes publicações mais recentes, como a Enquadramento, dirigida por Lauro António, Arte 7, Cinéfilo e A Grande Ilusão, além de boletins de alguns dos mais importantes cineclubes do país, como o Zoom, de Coimbra.
O público também pôde ver números da Cinema Novo, revista dirigida por Mário Dorminsky, a partir da qual se criou o Fantasporto, e ainda outras revistas já posteriores a 2000, como a Cinemania e a edição portuguesa da Première.
O Museu Nacional da Imprensa está instalado no Porto, na margem direita do Douro, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.

Liam Neeson volta às filmagens depois da morte de Natasha

Liam Neeson voltou às filmagens menos de duas semanas depois de ter perdido a mulher Natasha Richardson num acidente de esqui.
O actor irlandês deslocou-se a Toronto, no Canadá - onde se encontrava quando soube da queda da esposa em Montreal -, para terminar o thriller "Chloe".
Julianne Moore e Amanda Seyfriend completam o elenco. "Chloe" relata a história de uma mulher que, desconfiada da fidelidade do marido, contrata uma acompanhante para o apanhar, desencadeando uma série de acontecimentos indesejados.